Bookmaker Bet365.com Bonus The best odds.

Full premium theme for CMS

Estudo de Dosagem

Блогът Web EKM Blog очаквайте скоро..

O estudo de dosagem dos concretos de cimento Portland pode ser definido como um dos procedimentos necessários para obtenção da melhor proporção entre os materiais que compõem o concreto, ou seja, seu traço, que pode ser expresso em massa ou volume, sendo preferível e sempre mais rigorosa a proporção expressa em massa seca de materiais.
A existente necessidade econômica de reduzir custos nas etapas de produção, execução e manutenção das obras de concreto geram a necessidade de otimização do processo produtivo, com a finalidade de se obter um produto de propriedades e características mais uniformes, apresentando melhor desempenho e uma durabilidade compatível com as especificações descritas no projeto da obra, com custo ajustado às possibilidades do mercado consumidor.
A obtenção de bom desempenho nas propriedades do concreto irá depender tanto dos materiais que o compõe, como das proporções entre eles. No Brasil ainda não está regulamentado como deve ser realizado um estudo de dosagem (HELENE, 2005), com isso vários pesquisadores têm proposto seus próprios métodos de dosagem, tais como: o método do IPT/EPUSP, proposto inicialmente por Ary Frederico Torres, em 1927, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e posteriormente adaptado e divulgado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (HELENE; TERZIAN,1992); o método INT (Instituto Nacional de Tecnologia do Rio de Janeiro), desenvolvido a partir de 1937, por Fernando Luiz Lobo Carneiro; o método ITERS, desenvolvido a partir de 1951 no Instituto Tecnológico do Estado do Rio Grande do Sul pelo professor EládioPetrucci; o método da ABCP/ACI, desenvolvido pelo American Concrete Institute e adaptado à realidade nacional na Associação Brasileira de Cimento Portland pelo engenheiro Públio Penna Firme Rodriguez; entre outros métodos. Para Boggio (2007), os métodos de dosagem do concreto surgiram como ferramenta básica indispensável para encontrar um ótimo desempenho físico- mecânico, além de maior durabilidade, com menor custo e melhor qualidade, já que um estudo de dosagem sempre é realizado visando à obtenção de uma mistura ideal e mais econômica.
Apesar de os métodos de dosagem diferirem entre si, certas atividades são comuns a todos, como, por exemplo, o cálculo da resistência média de dosagem, a correlação da resistência à compressão com a relação água/cimento para determinado tipo e classe de cimento, sempre e quando um estudo de dosagem tiver por objetivo a obtenção de uma resistência especificada, sem descuidar da economia e da sustentabilidade que sempre devem nortear um estudo de dosagem contemporâneo.
A CONTECH realiza estudos de dosagem com objetivo de encontrar a melhor proporção entre os materiais que compõem o concreto, apresentando as características definidas em projeto.
Também realizamos o armazenamento e controle dos corpos de prova para posterior rompimento e controle estatístico da resistência.
Contate-nos.

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fone: (62) 3264 7668
Celular: (62) 8258 3637