Canal de Ética
Estamos fortemente comprometidos com a Ética
em todos os segmentos da Contech.
Faz parte das nossas diretrizes do Código de Conduta e das nossas políticas internas orientar o seu trabalho e as conexões, para sempre cuidarmos dos valores, princípios e reputação da Contech.
Saiba quando abrir uma denúncia
Inicie uma denúncia quando tiver suspeita ou indícios de violação ao Código de Conduta, desrespeito à legislação ou normas internas. Caso seja colaborador, antes de denunciar, veja se é viável resolver o assunto com a sua liderança. Após a denúncia ser feita, haverá uma apuração com responsabilidade.
Saiba quando abrir uma reclamação
A reclamação deve ser utilizada para mostrar uma insatisfação no ambiente profissional, que não indique necessariamente violação ao Código de Conduta, desrespeito à legislação ou normas internas. Não exige apuração e é orientada às áreas responsáveis para definirem uma solução do tema apresentado.
Colaboradores, equipes terceirizadas, fornecedores, clientes e comunidade em geral.
A denúncia deve ser feita sempre quando sentir que é necessário. Porém, antes de denunciar, caso você for parte da equipe Contech, analise se é viável resolver o assunto com a sua liderança. Caso você não faça parte da equipe Contech e/ou não se sinta confortável e/ou queira anonimato, reporte através da opção adequada no formulário.
A reclamação deve ser feita quando sentir que é necessário. Porém, ela difere da denúncia, pois não precisa ser uma infração ao Código de Conduta, e será respondida de forma mais simples pela área designada.
Sim, caso não for diretamente com você, não ignore. Relate para contribuir na construção e manutenção de uma ambiente mais ético.
Sim. Podem ser anônimas ou não. Caso decida se identificar, é importante que saiba que sua imagem será preservada. E claro, mantenha o assunto em particular e evite comentários externos.
Não. O nome da pessoa denunciante é preservado e restrito à área de auditoria.
Não. O tratamento dado à situação será seguro e confidencial.
Asseguramos que não haverá retaliação ao manifestante pelo uso de boa-fé ao nosso Canal de Ética. Nenhuma pessoa será exposta por usar a ferramenta ou participar dos processos de apuração dos relatos.
Contudo, ressaltamos que o uso de má-fé é caracterizado como falta grave. Não produza falsas denúncias de forma intencional, sendo que, desta forma, o manifestante não será protegido por essa política, ficando sujeito à medidas disciplinares.
As denúncias e reclamações são disponibilizadas apenas para as áreas internas responsáveis pelo processo de gestão e apuração das denúncias ou reclamações. As áreas internas responsáveis devem propor a solução adequada.
O tempo de apuração varia de acordo com o teor da situação relatada. Algumas situações podem ser tratadas em poucos dias, já outras necessitam de um período maior.
Caso seja constatada como válida a denúncia, as medidas disciplinares cabíveis serão tomadas.
Se a reclamação for constatada como válida, tomaremos medidas de correção para a resolução do problema.