Aplicação de Concreto Projetado
Execução e acabamento do concreto projetado: Essa especificação é dado pelo DNIT 087/2006 – ES – “Execução e acabamento do concreto projetado – Especificação de serviço”.
Esta Norma tem como objetivo estabelecer os procedimentos a serem seguidos nos serviços de recuperação de obras-de-arte especiais onde seja necessária a aplicação do concreto projetado, com ou sem acabamento.
Especificação: As especificações do concreto projetado estão dispostas na NBR 14026/2012 – ABNT – “Concreto projetado – Especificações”.
Controle do processo: Por meio do controle do processo deve-se garantir a produção do concreto projetado compatível com as condições de aplicação, abrangendo, entre outros, os seguintes aspectos:
a) equipamentos;
b) mão de obra;
c) preparo de superfícies para projeção, fixação de armaduras, de telas e de embutidos, e colocação de formas, quando aplicáveis e adição de fibras;
d) projeção propriamente dita, incluindo controle da reflexão, procedimentos para acabamento, cura e proteção do concreto;
e) controle da qualidade da mistura fresca;
f) controle da qualidade do concreto projetado endurecido. Especificação e métodos de ensaios aplicáveis a cada caso devem ser adotados, como os presentes nas ABNT NBR 7680, ABNT NBR 9479, ABNT NBR 13069, ABNT NBR 13317 e ABNT NBR 13354.