Determinação da Absorção de Água, Índice de Vazios e Massa Específica

Os ensaios são determinados pela NBR 9778/2005 – ABNT – “Argamassa e concreto endurecidos – Determinação da absorção de água, índice de vazios e massa específica”.

Absorção de água por imersão: Processo pelo qual a água é conduzida e tende a ocupar os poros permeáveis de um corpo sólido poroso.

Índice de vazios: Relação entre o volume de poros permeáveis e o volume total da amostra.

Massa específica: Relação entre a massa e o volume de uma material.

Execução do ensaio:

i) Massa na condição seca: a)Colocar a amostra na estufa e mantê-la à temperatura de (105+/-5) por um período de 72h. É determinada e registrada a massa da amostra.

ii) Massa na condição saturada e imersa em água:

a) Imergir a amostra em água a temperatura de (23+/-2) e mantê-la durante 72 h nessa condição;

b) Completada essa etapa, colocar a amostra em um recipiente cheio de água que deve ser progressivamente levada à ebulição, a qual deve começar depois de 15 min e antes de 30 min. A ebulição deve ser mantida por um período de 5 h, mantendo aproximadamente constante o volume da água. a seguir, deixar a água esfriar naturalmente até a temperatura (23+/-2). Determinar e registrar a massa com auxílio de balança hidrostática;

c) Retirar a amostra da água e enxugá-la com pano úmido, determinando e registrando sua massa (saturada). Após o ensaio, são feitos os cálculos para determinação da absorção, índice de vazios e massa específica.